tradutor

domingo, 8 de março de 2009

Como Alinhar Leitor / Canhão de Playstation (PSX)

Tá com aquele velho Playstation encalhado ai em casa sem rodar nenhum jogo? Só de lado, ou de cabeça pra baixo que, por vezes, resolve rodar alguma coisa? Sei como é.


Você também não está nem um pouco inclinado pra mandar pra um técnico fajuto, desses ilegais e amadores que aprendem tudo em tutoriais comprados no mercadolivre e cobram uns $60tinha pra alinhar o leitor do rapaz, neh?

Então faça você mesmo, hombre!
Foi o que eu fiz no auge do tédio ontem, e deu certo.

E também porque queria jogar Final Fantasy VII de novo.

Então vamos lá, vou detalhar o procedimento que fiz aqui, remendando informações que encontrei por forums americanos e franceses, que fizeram meu Playstation (o 1, modelo antigo) ficar tinindo, rodando até os piratas mais imundos que eu tinha aqui. E não se preocupe, no final das contas você vai só apertar um parafusinho

Recomendação: siga SOMENTE os passos aqui indicados.

O procedimento de alinhamento de canhão é simples e rapido, e não requer nada complicado ou que envolva riscos para o aparelho. Entretanto, se você sair mechendo, deixar cair algo, ou brincar com a coisa errada, dai o bicho pega. E mais uma, não me responsabilizo por nada de errado que você fizer, OK campeão?
Passo 01: Abrindo seu Playstation

Meu Playstation é o primeiro modelo de Playstation 1, o tijolão ai da foto (figura 1). Entretanto, ele utiliza a mesma unidade ótica que a versão slim do Psone (ou uma outra bem parecida), então se esse é o seu caso, talvez algumas coisinhas mudem, mas no geral o procedimento é o mesmo. Então desparafuse os 5 parafusos que encontram-se na parte inferior do console, e retire a carcaça.


Passo 02: Alinhando o canhão

Com o bicho aberto, encontre uma espécie de parafuso pequeno e redondo, na parte lateral esquerda da unidade ótica (figura 2), que fica sobre o flat cable (cabo fino e dourado) que liga a unidade ótica à placa mãe.


Pois esse é o parafuso responsável pelo alinhamento do laser do canhão ótico, que quando desalinhado pelo milímetro que seja dificulta ou até impossibilita a leitura de CDs.

Sua missão então é alinha-lo, de modo que ele atinja a posição ideal para a leitura de qualquer mídia, original ou alternativa. O procedimento que vamos utilizar é de tentativa e erro mesmo, ou seja, girar um pouco o parafuso para uma direção e testar o aparelho com um CD que antes era bastante difícil de rodar, e repetir o processo até o CD pegar de primeira. E lembre-se de NUNCA tocar a lente do canhão.

Pra isso, pegue uma chave de fenda pequena e gire o parafuso poucos milímetros para uma direção, direita ou esquerda, e lembre-se bem dessa direção, pois caso seja a direção errada, você terá de seguir para a outra direção.

Feito o ajuste ligue o console com um CD e veja se ele o roda, lembrando que para o Playstation ler a mídia, ele precisa estar com a tampa fechada, nesse caso como ele estará aberto você precisará pressionar manualmente o botão da tampa, acredito que você consegue encontra-lo facilmente.

Caso você tenha girado o parafuso para a direção certa, o jogo irá carregar, ou pelo menos entrar na segunda tela com a logo do Playstation, caso tenha girado para a direção errada, o jogo não carregará e entrara na BIOS do Playstation (a tela de gerenciamento de Memory Card e CD Player). Dependendo do resultado, volte a girar o parafuso em ajustes finos e bastante delicados, até atingir a posição ideal, onde de primeira ele consiga ler qualquer jogo.

E é por esse serviço que os técnicos por ai cobram $60 reais

Outro procedimento adicional e aconselhável para a manutenção de seu PSX é passar um óleo lubrificante de máquinas, ou vaselina mesmo, nas engrenagens de movimentação do canhão ótico, pois com uso prolongado, e pelo tempo mesmo, ele fica sujo e com pouca movimentação, o que pode dificultar a leitura. Para isso você precisar desconectar a unidade ótica da placa mãe, retirando o flat cable e o cabo de alimentação da placa mãe (nos modelos antigos de PSX o flat cable possui uma trava no engate com a placa mãe que deve ser retirado antes de despluga-lo). As engrenagens de movimento da unidade ótica ficam na parte de trás do canhão.

Esse procedimento geralmente trás de volta a vida muitos aparelhos, entretanto se nada disso deu jeito, então chapa, só arrumando outra unidade ótica.