tradutor

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

"Chega de perder arquivos! Faça backup de conteúdos importantes com o serviço de hospedagem do Ubuntu!"Tamanho: 12,50 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7

Existe uma piada que circula entre os aficionados por informática: existem dois tipos de usuários de computador, aqueles que já perderam um disco rígido e aqueles que ainda vão perder. A situação é inevitável. Uma hora ou outra você vai ligar a sua máquina e descobrir que o HD parou de funcionar.
Quando isso acontecer, você deve recorrer ao backup, a cópia de segurança dos arquivos mais importantes do computador. O problema é que, normalmente, só nos lembramos de fazer um backup durante essas situações de emergência, em que precisamos da cópia para recuperar o prejuízo. Mas aí já é tarde demais.
A Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu Linux, lançou em março do ano passado um serviço online de armazenamento e sincronização de arquivos. Batizado de Ubuntu One, o serviço permite que os assinantes possam salvar arquivos, contatos e anotações em um servidor na nuvem, tendo os dados disponíveis na internet, para serem acessados sempre que o usuário precisar.
Para fazer a sincronização com o servidor na internet, a única opção era usar o aplicativo disponibilizado pela empresa, que pode ser instalado no Ubuntu Linux 9.04 ou posterior. Mas agora, a mesma aplicação também está disponível para Windows, permitindo que os usuários possam sincronizar arquivos entre máquinas com sistema operacionais diferentes.
Não esqueça de criar sua conta no Ubuntu One!
Para funcionar corretamente, a aplicação para Windows exige que o .NET Framework 4 esteja instalado no computador. Você pode baixá-lo aqui mesmo, no Baixaki. Além disso, você também precisará criar uma conta no Ubuntu One. Existe a possibilidade de criar uma conta gratuita, que dispõem de 2 GB de armazenamento livre, e pagar por espaço adicional posteriormente, caso seja necessário.
Com isso pronto, você já pode baixar o arquivo e iniciar a instalação do Ubuntu One. O processo é simples e segue o bom e velho “next-next-finish”.
Ao ser executado pela primeira vez, o software pedirá pelo endereço de email e senha que o usuário cadastrou durante o registro no serviço online. Depois disso, o programa poderá ser acessado através de um ícone na Bandeja do sistema (“systray”).
Clicando nesse ícone com o botão direito do mouse, o usuário tem acesso a um menu com opções de sincronizações e preferências:
Menu de opções do Ubuntu One
Antes de iniciar o uso da ferramenta, vale a pena acessar a janela de configurações através da opção “Ubuntu One Preferences”. Nela é possível visualizar as propriedades da sua conta, como o plano assinado e a quantidade de espaço já utilizado pelo usuário. Além disso, na aba “Windows”, o usuário pode configurar o intervalo de tempo em que a sincronização automática deve ser ativada:

Depois de ajustar suas configurações, clique em “Close” para fechar a janela e começar a usar os recursos do software propriamente dito. Para começar, é bom notar que os arquivos que você deseja enviar para a nuvem devem estar armazenados na pasta “Documentos\Ubuntu One”, dentro do diretório do usuário.
Copie para esta pasta os arquivos importantes, dos quais você deseja fazer o backup. Se você configurou a sincronização automática na janela de preferências, o software iniciará o processo dentro de alguns minutos. Caso você não tenha feito isso ou não queira esperar, pode requisitar a sincronização manualmente. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa e escolha a opção “Synchronize Now”.
O software apresentará notificações na Área de trabalho com o status da atualização. Você também poderá confirmar o envio dos arquivos através da interface web do Ubuntu One:
Mesmos arquivos no disco rígido e na web
Qualquer modificação que você fizer nos arquivos desta pasta, será automaticamente ajustada com a cópia hospedada na internet. Se você apagar um dos arquivos no seu computador, ele também será excluído no servidor do Ubuntu One, por exemplo. Assim você tem a garantia de que o seu backup está sempre atualizado.
Vale a pena lembrar que o serviço ainda está em desenvolvimento (Beta) e em fase de testes. Por isso, pode ser que aconteçam falhas durante o seu uso. Enquanto a versão oficial e estável do Ubuntu One não estiver disponível, é aconselhável monitorar o funcionamento do software, para evitar possíveis frustrações.