tradutor

sábado, 19 de novembro de 2011


Manter seus arquivos de música não é exatamente uma tarefa fácil. Mesmo que você mantenha tudo separado em pastas, nem sempre as tags contêm as informações corretas a respeito do arquivo a ser executado. É nessas horas que aplicativos como o Shoozla podem ser muito úteis.
Trata-se de uma ferramenta que tem como principal objetivo facilitar a atividade de atualizar as informações de cada arquivo de áudio. Com apenas alguns cliques você têm acesso à sua pasta de músicas e pode modificar as tags sem maiores esforços.

Download e instalação

Para fazer o download do aplicativo, é preciso aceitar os termos presentes em um contrato. Dessa forma, ao clicar em “Clique para baixar” você será redirecionado para a página do desenvolvedor, a qual mostra todas as cláusulas presentes no documento. Depois de ler, caso concorde com o que foi exposto, pressione o botão “I Agree” (eu concordo). Do contrário, clique em “I Disagree” (eu discordo).
O arquivo executável será baixado automaticamente. Ao fim da transferência, basta clicar duas vezes sobre ele para que a instalação seja iniciada. O processo a ser seguido é o mesmo apresentado pela maioria dos aplicativos voltados para Windows, então não há com o que se preocupar.

Last.FM no pedaço

Uma funcionalidade legal do Shoozla é a integração com o serviço Last.FM. A “parceria” é muito útil na hora de buscar informações a respeito do disco e do artista, bem como as covers (imagens de capa) dos CDs.
Para que o Last.FM envie os dados solicitados, é preciso antes autorizar o acesso do Shoozla ao banco de dados do serviço. Para isso, basta clicar no botão “Search Covers” e aguardar até que a página da rede social de música seja exibida. Agora é só fazer o login utilizando seu nome de usuário e senha e liberar o aplicativo.

Funcionalidades oferecidas

Utilizar o Shoozla é bem simples. A interface bem organizada do programa ajuda bastante no acesso às ferramentas. Diversas barras de ferramentas espalhadas pela janela do programa garantem o fácil acesso às diversas funcionalidades presentes na ferramenta.

Edição de tags

Depois de selecionar o diretório no qual seus arquivos de áudio estão armazenados (clicando em “Open Folder”), é hora de começar a organizar as tags das músicas. Na coluna mais à esquerda da tela, selecione o artista ou álbum desejado e aguarde o carregamento das informações.
Mais à direita você consegue ver todos os MP3 encontrados. Selecionando qualquer item da lista é possível ter acesso a informações como artista, título da música, álbum do qual faz parte, gênero e ano de lançamento.
Para editar qualquer um dos dados, basta posicionar o cursor do mouse no campo desejado, apagar o que está escrito e digitar o novo conteúdo. As faixas que foram editadas serão marcadas com a cor amarela na lista. Quando você terminar de modificar tudo o que deseja, é só clicar em “Save” para que as alterações sejam aplicadas.

Player integrado

Uma característica legal do Shoozla é que ele oferece um player interno para que você possa ouvir as músicas a fim de ter certeza de que está inserindo os dados no arquivo correto ou para curtir um som enquanto trabalha na organização dos arquivos.
Para que a música comece a tocar é só selecionar a faixa desejada e clicar no botão de reprodução presente na parte inferior da tela. A opção para parar a execução da música está logo ao lado do play.