tradutor

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012



Para Windows XP/Vista/7/98/2000A intenção do ALLPlayer, como o próprio nome já sugere, é a de ser o mais completo possível, executando uma quantidade enorme de formatos de áudio e vídeo.
Além disso, o programa também oferece a possibilidade de conversão de formatos e tenta ser extremamente completo, trazendo uma quantidade enorme de ferramentas e configurações.
Além de ser gratuito (limitado por poucas funções), o aplicativo ainda tem como vantagem adicional o fato de sua interface estar inteiramente no idioma português, com uma tradução de muito boa qualidade. Assim, não vão restar dúvidas de onde encontrar as funcionalidades na hora de curtir seus vídeos.

Conheça o ALLPlayer

Logo na instalação, é possível escolher qual skin (tema) você vai querer utilizar no programa, com três opções disponíveis. Ao abri-lo pela primeira vez, o programa pergunta se você quer que ele seja o player-padrão para DVDs. Adicionalmente, ele informa sobre seu sistema de legendas inteligentes, o IQ Subs, e oferece a possibilidade de habilitar o serviço.
O IQ Subs é uma função que calcula o tempo adequado para que as legendas permaneçam na tela. Dessa forma, você não precisa mais se preocupar em não conseguir ler algum trecho delas por saírem  muito rápido.

Diferenciais do programa

Como o AllPlayer busca ser um tocador ideal, ele oferece diversos recursos na tentativa de apresentar funções diferenciais. Além de possuir suporte a vários idiomas (inclusive o português brasileiro), ele permite a definição de fontes customizadas, como a Chinesa e a Grega.
O programa apresenta suporte para vídeos no formato MPEG4 TRP, além de ter melhorado o sistema para execução de arquivos FLV e MKV. Outro destaque é a possibilidade de reproduzir diretamente a partir do formato compactado (RAR), sem a necessidade de extração prévia.
Comandos
Adicionalmente, ele é leve, não consumindo muita memória e outros recursos do computador, o que permite sua utilização mesmo por máquinas mais modestas sem apresentar problemas na reprodução de arquivos. Ainda devido a esse fato, ele também apresenta uma inicialização rápida, para você não perder tempo.

Configurando o player

Antes de começar a utilizar o programa para valer, é uma boa ideia configurá-lo, assim você não vai precisar se preocupar com detalhes enquanto assiste a um filme, por exemplo. Para isso, basta clicar no botão de ferramentas (com o formato de uma chave-inglesa) no painel do programa. Feito isso, uma nova janela é aberta, com as opções disponíveis.
As configurações são divididas em várias seções, e cabe uma observação para as duas primeiras. "Examinar Sistema/Codecs" efetua uma verificação na versão do programa e dos codecs instalados, informando caso algum esteja ultrapassado ou faltando. A "LiveUpdate" também oferece um serviço de atualizações para o AllPlayer.
Configurando o player
Embora o AllPlayer seja um programa gratuito, algumas funcionalidades avançadas e codecs são disponibilizados mediante pagamento, e elas são oferecidas por meio das opções mencionadas. Isso funciona como uma espécie de “assinatura”, com o pagamento correspondente para utilização por um período determinado de tempo. O uso é totalmente opcional: você pode aproveitar o player normalmente sem essas atualizações.
Entretanto, se durante a reprodução de um arquivo, faltar algum codec, por exemplo, o programa oferece a possibilidade de aquisição dele por meio do “LiveUpdate”. Lembrando novamente que o serviço é pago e a aquisição fica inteiramente a seu critério.
Em “Legendas”, é possível configurar várias opções para elas, como a velocidade e o IQ Subs. Em “All container” estão as preferências relacionadas com a criação de menus e capas para seus arquivos AVI. “Configurações” contém opções para reprodução, dublagem, extensão de arquivos e atalhos do teclado.
Já “Ferramentas” traz as alternativas para configurar as funções de conversão, reparar arquivos danificados e criar CDs, entre outras.

Configurações de legenda

Você também pode editar uma legenda por meio da função "Editor de Legendas", com opções para criar uma do zero ou editar alguma já existente.  E, por último, há uma alternativa para que o programa procure automaticamente uma legenda caso o filme não apresente uma.
Algumas outras configurações incluem um editor para embutir as legendas no vídeo (dessa forma, o vídeo já fica com a legenda fazendo parte dele), além de trazer várias opções para visualização do vídeo em si (volume, legendas, extensões suportadas etc.).

É hora de curtir alguns vídeos

Abrir vídeos no programa é extremamente fácil: basta clicar no ícone com o formato de um botão de “Ejetar” (na parte inferior esquerda da interface principal) e escolher se quer abrir um arquivo de vídeo, de áudio, filme em DVD, CD de música ou fotos. Também é possível escolher vídeos diretamente de uma câmera ou que já esteja no disco rígido.
Executando vídeo
Os controles-padrão (reproduzir, parar, avançar, retroceder, abrir arquivo, adicionar legendas etc.) estão presentes na parte inferior esquerda da tela principal do programa, enquanto os opcionais (equalizador, filtros, conversor, listas de reprodução, entre outros) são posicionados ao lado direito.
Para adicionar uma legenda, pressione “Adicionar legendas” (para ativar) e depois clique no botão “Buscar legendas nos discos locais”, para escolher o arquivo que deve ser usado para o vídeo. Você também pode optar pela utilização de algum dos serviços disponíveis para localizar uma legenda (mostrados a partir desta mesma opção).