tradutor

domingo, 9 de junho de 2013

Então você chega em casa com centenas de fotos tiradas daquela sua tão revigorante viagem. E, logo após abrir a porta, o seu computador é o primeiro aparelho a ser ligado: está na hora de mostrar à família como, afinal, todos os retratos digitais ficaram.
Special Image Player vai fazer das suas apresentações de imagens – especialmente essas em que dezenas ou centenas de fotos precisam ser exibidas – uma experiência dinâmica e divertida.
Configure, com este software gratuito, a apresentação de fotos em forma de slides por meio de comandos simples e selecione mais de 150 efeitos de transição – alterando ainda as preferências de cada um dos recursos de acordo com as suas vontades.

Instalação

Ao selecionar o botão “Clique para Baixar”, um arquivo .ZIP vai ser rapidamente armazenado em seu computador. Execute-o e escolha uma dentre as cinco opções de idiomas disponíveis (alemão, italiano, inglês, francês e espanhol). Em nosso caso, optamos pelo inglês como língua padrão do software.Clique, em seguida, em “Next”, selecione a opção “Accept” e complete as seguintes informações solicitadas pelo programa na última etapa de instalação:
  1. Who owns this computer? (Quem é o dono deste computador?);
  2. How many people live in your home? (Quantas pessoas vivem em sua casa?);
  3. How many people, including yourself, regularly use the computer you are using right now? (Quantas pessoas, incluindo você, usam regularmente o computador que está sendo utilizado agora?); e
  4. How many children (17 years or younger) use this computer? (Quantas crianças (com 17 anos de idade ou mais novas) usam este computador?).
É importante notar que o preenchimento desses campos é passo indispensável para a devida instalação de Special Image Player.

Conhecendo os efeitos

Finalizada a instalação, uma apresentação automática das possibilidades de aplicação de efeitos sobre a transição de imagens vai ser feita – acompanhe-a em um tipo de player localizado à esquerda da interface inicial do programa.
Depois de vislumbrada a apresentação de alguns dos 172 efeitos de transição, é hora de selecionar quais imagens deverão usar os recursos de Special Image Player. Perceba, a partir deste ponto, que as próximas operações vão ser todas executadas pelas opções trazidas pelas três abas principais dispostas na tela inicial do software: “Transition”, “Layout”, e “Images”.

Escolhendo a pasta de imagens

Selecione a aba “Images” e clique em “Select Images Folder...”. Navegue, em seguida, pelos seus arquivos e determine quais imagens deverão ser visualizadas. Dê apenas um clique sobre a pasta escolhida e pronto; as suas fotos logo começarão a ser reproduzidas por este programa.Ainda nesta aba, perceba que há a opção “Display Interval” seguida de um número entre colchetes (segundos). Isso significa que você poderá configurar o tempo de duração de cada exibição. Para tanto, mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e mova a flecha do recurso para mais ou para menos – quanto maior o número, mais tempo a imagem vai permanecer na tela; o inverso, assim, também é verdadeiro.

Configure os efeitos de transição

É hora de configurar, finalmente, a aba “Transition”. Nela, todos os efeitos de transição vão estar disponíveis. Mas não apenas isso: é possível configurar ainda a intensidade e o estilo de visualização de efeitos, personalizando-os.
Em “Style”, você vai poder selecionar diversos tipos de efeitos de apresentação de fotos em forma de slide. Clique sobre a flecha desta opção para ter acesso a todos eles, visualize-os no player do próprio programa e, depois, configure os modos de aplicação das transições.Ao explorar o controle “Auto Style Change”, três modos de seleção de efeitos poderão ser escolhidos:
  • “Sequentially”: todos os efeitos são aplicados de forma sequencial;
  • “Randomly”: todos os efeitos são aplicados de forma aleatórias às imagens; e
  • “Disable”: apenas o efeito selecionado é utilizado como transição.
Para deixar a sessão de exibição de fotos ainda mais interessante, controle também a velocidade de execução de cada efeito. Em “Progress Control”, basicamente dois comandos serão usados. Deixe a opção “Automatic” marcada e regule estas opções:
  • “Step (%)”: controle de “velocidade” das transições; e
  • “Interval (ms)”: determina a “intensidade” de aplicação dos efeitos.
Faça as experimentações usando números sempre múltiplos de cinco nos dois campos citados e deixe a apresentação de imagens com a sua cara.

Alterando imagem de fundo

Pode ser que as fotos tiradas não estejam em uma resolução adequada, por exemplo, a um monitor Full HD. Assim, bordas vão aparecer durante a exibição das imagens. Para alterá-las, selecione, em “Layout”, a opção “Change Background...”. Procure uma imagem em alta resolução e faça-a ocupar o fundo da apresentação.Mas se você prefere cores sólidas como forma de preenchimento às bordas, selecione a opção “Chance Color...” no campo “Frame”. Uma caixa com diversos tons sólidos vai aparecer; basta selecionar um deles e apertar o botão “OK”.
Importante: para visualizar a apresentação de imagens em tela cheia, dê um duplo clique sobre o player de Special Image Player – localizado à esquerda da interface do programa e palco também de todas as pré-visualizações feitas.